O
e-portefólio, enquanto ferramenta pedagógica, é um instrumento de avaliação que
proporciona a oportunidade de mostrar conhecimentos e capacidades que não são
facilmente observáveis através de outros meios de avaliação. Reconheço que ao
construir este e-portefólio, transformei-me num agente efetivo do meu processo
de aprendizagem.
Conjugando
as ferramentas tecnológicas da Web 2.0 com o processo de construção de
portefólios reflexivos, assumi o papel principal deste espaço com uma participação
ativa e autónoma, que permitiu a criação de momentos de reflexão sobre os
vários temas abordados na unidade curricular “Sistemas Educativos: Organização
e Avaliação”.
Confesso que ainda terei muito
que aprender para tirar o máximo de partido das potencialidades deste tipo de
tecnologias de informação na conceção de portefólios. Contudo, procurei
conseguir uma rápida adaptação e interiorização na utilização deste diferente
dispositivo que traduz a interação entre a teoria e a prática, enquanto
instrumentos de enriquecimento profissional e pessoal.
O enriquecimento progressivo
deste espaço, com a publicação de vários textos síntese e alguns vídeos,
permitiu viver momentos de reflexão e introspeção acerca dos vários
temas trabalhados ao longo deste semestre, bem como do meu próprio desempenho.
Neste contexto, reconheço os
contributos efetivos da implementação deste instrumento, enquanto estratégia de
formação continuada e baseada na prática reflexiva sistemática, geradora de
percursos evolutivos conducentes ao crescimento profissional e pessoal,
tornando-me uma pessoa capaz de acompanhar a mudança, rever e renovar os meus
próprios conhecimentos, destrezas e perspetivas sobre o ensino e a
aprendizagem.
Termino, agradecendo ao professor
J. Moreira Teixeira pela oportunidade que me deu para viver esta experiência e de
disfrutar de momentos muito enriquecedores, nesta Unidade Curricular.
Muito Obrigada!
Cármen Fernandes
Sem comentários:
Enviar um comentário