quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Reflexão Final


O e-portefólio, enquanto ferramenta pedagógica, é um instrumento de avaliação que proporciona a oportunidade de mostrar conhecimentos e capacidades que não são facilmente observáveis através de outros meios de avaliação. Reconheço que ao construir este e-portefólio, transformei-me num agente efetivo do meu processo de aprendizagem.
Conjugando as ferramentas tecnológicas da Web 2.0 com o processo de construção de portefólios reflexivos, assumi o papel principal deste espaço com uma participação ativa e autónoma, que permitiu a criação de momentos de reflexão sobre os vários temas abordados na unidade curricular “Sistemas Educativos: Organização e Avaliação”.
Confesso que ainda terei muito que aprender para tirar o máximo de partido das potencialidades deste tipo de tecnologias de informação na conceção de portefólios. Contudo, procurei conseguir uma rápida adaptação e interiorização na utilização deste diferente dispositivo que traduz a interação entre a teoria e a prática, enquanto instrumentos de enriquecimento profissional e pessoal.
O enriquecimento progressivo deste espaço, com a publicação de vários textos síntese e alguns vídeos, permitiu viver momentos de reflexão e introspeção acerca dos vários temas trabalhados ao longo deste semestre, bem como do meu próprio desempenho.
Neste contexto, reconheço os contributos efetivos da implementação deste instrumento, enquanto estratégia de formação continuada e baseada na prática reflexiva sistemática, geradora de percursos evolutivos conducentes ao crescimento profissional e pessoal, tornando-me uma pessoa capaz de acompanhar a mudança, rever e renovar os meus próprios conhecimentos, destrezas e perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem.
Termino, agradecendo ao professor J. Moreira Teixeira pela oportunidade que me deu para viver esta experiência e de disfrutar de momentos muito enriquecedores, nesta Unidade Curricular.
Muito Obrigada!

Cármen Fernandes 

Sem comentários:

Enviar um comentário