domingo, 4 de novembro de 2012

Sistemas Educativos

Etimologicamente a palavra “sistema” vem do termo grego sustêma, que significa conjunto coerente.
Para Saussure, um sistema é “uma totalidade organizada, formada por elementos solidários que não podem ser definidos uns em relação aos outros, senão em função do seu lugar nessa totalidade”.
Para Jacques Lesourne, "um sistema é um conjunto de elementos ligado por um conjunto de relações".
Para Von Bertalanffly, um sistema é “um conjunto de unidades em inter-relações mútuas”.
Vulgarmente, sistema educativo é definido como o conjunto de meios pelo qual se concretiza o direito à educação, desenvolve-se através de um conjunto organizado de estruturas e de ações diversificadas, por iniciativa e sob a responsabilidade de diferentes instituições e entidades, públicas e privadas.
Em Portugal o sistema educativo exprime-se através da garantia de uma permanente ação formativa orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade e compreende a educação pré-escolar, a educação escolar e a educação extraescolar.
O sistema educativo português vem sistematicamente bem classificado nas tabelas internacionais no que a investimento per capita diz respeito, mas a situação muda por completo quando o critério de classificação diz respeito aos resultados.
O problema não parece residir na falta de recursos financeiros, mas sim ao nível da organização, onde problemas como a falta de estabilidade dos programas e dos corpos docentes, a escassa participação das famílias, entre outros, atuam como fatores bloqueadores do sistema.
Neste momento parece existir uma fratura entre a sociedade e o sistema educativo, devida em grande parte aos fracassos evidentes dos sucessivos ensaios de novas soluções e ao cansaço e descrédito público daí resultante.
Para que tenha sucesso na sua missão de coesão social e desenvolvimento humano, o sistema educativo português tem de se desenvolver ele próprio com a participação ativa da sociedade portuguesa, superando a situação de "divórcio" existente, não só com a sociedade, mas também com alguns dos seus atores principais como é o caso dos professores. Sem a sociedade e sem os professores, o sistema educativo não conseguirá superar este enorme desafio que tem pela frente.
O primeiro passo passará por considerar que todos os atores no processo educacional são importantes, pois só assim se conseguirá o envolvimento de todos. E, como em qualquer processo de mudança, se não houver a participação e envolvimento de todos os intervenientes, a mudança estará condenada ao fracasso. Este será, porventura, o maior desafio que se coloca atualmente ao sistema educativo português.

http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=1166231 http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_educativo http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=1166311

Sem comentários:

Enviar um comentário